quarta-feira, 11 de maio de 2011

O que é vaginismo?

É a dificuldade persistente e recorrentes de permitir a introdução do pênis, de dedos e outros objetos na vagina, mesmo que o desejo de ser penetrada exista. Normalmente ocorre uma evitação fóbica, contração da musculatura pélvica involuntária e experiência e medo antecípatórios de sentir dor (ETIENNE; WAITAN, 2006).
O vaginismo surge com mais freqüência em mulheres jovens, mulheres com atitudes negativas com relação ao sexo e em mulheres com uma história  de abuso ou traumas sexuais.
 O vaginismo pode ser facilmente identificado, em uma consulta ginecológica, pela própria mulher sozinha, ou durante a atividade sexual. Na consulta ginecológica, quando a mulher vai fazer o exame preventivo, basta apenas colocar-se na cadeira de exame para ocorrer a contração,  impedindo a sua realização. Considerando-se o papel importante do exame preventivo para a manutenção da saúde da mulher, a impossibilidade da realização deste também é algo preocupante. Sozinha, a mulher que possui o vaginismo é incapaz de colocar o dedo no interior da vagina, seja para se conhecer, colocar absorvente interno ou aplicar medicamentos (Luz Silva).
O vaginismo pode ser classificado como primário ou secundário. O primário ocorre quando a mulher nunca teve uma penetração bem sucedida devido à contração involuntária dos músculos pélvicos. No vaginismo secundário ou adquirido a mulher perde a habilidade de ter a penetração após um evento como trauma ou cirurgia, sendo comum em casos de mulheres que sofreram violência sexual ou educação repressora no sentido da sexualidade (Fta Angela Rios).

Procure um fisioterapeuta especializado para tratar disturbios uroginecológicos. A intervenção da fisioterapia é na maioria dos casos idolor, segura, eficaz e evita a necessidade de procedimentos cirúrgicos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário