quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Incontinência Urinária

A International Continence Society (ICS) define incontinência urinária (IU) como sendo a incapacidade de controlar a passagem de urina, afetando aproximadamente 200 milhões de pessoas em todo o mundo, provocando sofrimento em que vivencia esse problema (COLLARES, et al 2009). A IU é uma condição que pode trazer serias implicações médicas, sociais, sexuais, psocológicas e econômicas, afetando diversamente a qualidade de vida.
Existem vários tipos de IU, porém três são mais comuns entre as mulheres, que são: IU de esforço (a perda da urina acontece ao realizar esforço fisico, espirro ou tosse), IU de urgência caracteriza-se por uma vontade forte e inevitável de urinar e quando não dispõe de um local adequado, ocorre a perda urinária, e a IU mista que a paciente apresenta os sintomas da de esforço e urgência.

A fisioterapia hoje vem sendo a primeira opção de tratamento para IU, antes que a paciente passe por um tratamento cirurgico e ate mesmo medicamentoso. A fisioterapia proporciona uma abordagem menos invasiva e onerosa, com bons resultados e redução dos sintomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário